Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira, 2, uma lista com os nomes dos mais de três mil beneficiários (aposentados e pensionistas) do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), que não realizaram a Prova de Vida, cujo prazo finalizou no dia 31/12/2022. Caso não haja regularização da situação, o benefício será suspenso.
A Prova de Vida é de caráter obrigatório para todos os segurados e beneficiários do Instituto que recebem o benefício, assim como a suspensão do benefício estava prevista na Portaria N° 1450, de 30 de setembro de 2022, que regulamenta a realização da Prova de Vida, no exercício de 2022.
A regularização é feita exclusivamente pelo Aplicativo Meu RPPS que continua disponível para os que ainda não realizaram o procedimento.
Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, é importante que o beneficiário regularize o quanto antes sua situação, para evitar que seu benefício seja suspenso.
“O Igeprev permanece oferecendo um atendimento exclusivo para os que não realizaram a Prova de Vida. Para isso, contamos com servidores comprometidos no atendimento e estamos entrando em contato com cada beneficiário, seja aposentado ou pensionista, através dos canais de comunicação do Instituto”, enfatizou Sharlles Fernando.
“É importante esclarecer que essa comprovação de que o beneficiário está vivo é uma das formas de justificar a manutenção do benefício, visando evitar fraudes e pagamentos indevidos”, complementou o presidente do Igeprev.
O restabelecimento do benefício se dará sempre na folha de pagamento normal do mês, não sendo possível fazer folha suplementar, devido ao Instituto já ter se adequado às normas do E-social.
Como baixar o aplicativo
Para baixar o APP, é preciso acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS, e digitar Meu RPPS. Após o download, basta escolher o “Estado do Tocantins”, a cidade de “Palmas”, em seguida clicar em “Igeprev” e se cadastrar.
Cabe ressaltar, que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto ou Unidades do É Pra Já, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.
Beneficiário (a) que mora no exterior
Para os beneficiários que moram no exterior, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.
Divulgação
A Prova de Vida foi amplamente divulgada nos canais oficiais de comunicação do Igeprev e do Governo do Estado, durante os meses que compreendem o período de realização do procedimento, novembro e dezembro, assim como no mês de janeiro. Além disso, o Instituto entrou em contato com os faltosos, para alertar sobre a regularização do procedimento.
Dúvidas? Entre em contato
Canais de Comunicação Igeprev:
0800 647-0747
Whatsapp: (63) 99225-9117 – Das 8h às 14h