Mais agilidade na resolução das demandas dos servidores públicos que buscam atendimento junto ao Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV-TO). Essa foi a principal cobrança apresentada na reunião desta quinta-feira, 1º de agosto, entre os membros da Diretoria da Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (AJUSP-TO), e Sharlles Fernando Bezerra Lima, presidente do IGEPREV-TO.
A reunião aconteceu em Palmas e na oportunidade, segundo o presidente da AJUSP-TO, foi levado ao conhecimento do IGEPREV-TO diversos problemas que os servidores públicos estão tendo com a demora no andamento dos processos que tramitam no órgão. “O processo de revisão de aposentadoria, por exemplo, deveria demorar em torno de 30, no máximo, 60 dias. E nós temos muitos servidores que entraram com esse pedido e estão aguardando resposta há mais de 1 ano. São servidores que precisam de uma solução mais rápida, pois são idosos e muitas vezes estão doentes. Temos um caso de um servidor que aguardou mais de 1 ano por sua revisão de aposentadoria e infelizmente, veio a óbito, sem retorno algum. Isso não pode acontecer, é uma demora que não se justifica”, explicou Cleiton Pinheiro.
A revisão de aposentadoria abrange, principalmente, servidores que tiveram progressões concedidas recentemente. São progressões que estavam atrasadas há muito tempo e os servidores carecem dessas revisões para que possam receber os passivos e assim, terem seu contracheque atualizado, com o acréscimo do percentual das progressões.
Pinheiro pontuou ainda que o quadro de servidores que trabalham no IGEPREV-TO deve ser composto apenas por servidores efetivos e não com contratados. Outra questão é o uso de estagiários para as funções de atendimento ao púbico, despachos ou análise de documentos. “Nós entendemos que o atendimento ao público realizado pelo IGEPREV-TO deve ser visto com bastante seriedade e precisa ser feito por servidores efetivos que tenham experiência, que possam tomar decisões e responder sobre o que estão fazendo. É claro que ao dizer isto, não estamos nos posicionando contra o Programa de Estágios. O que queremos é que os jovens que estão no primeiro emprego trabalhem em funções mais internas dentro do IGEPREV-TO e que, principalmente, o atendimento ao servidor público que necessita de informações sobre a sua aposentadoria, que esse atendimento seja feito por servidores que tenham conhecimento de causa sobre o assunto”, enfatizou o presidente da AJUSP-TO, Cleiton Pinheiro.
Da AJUSP-TO, além do presidente, também participaram da reunião os seguintes diretores: Carlos Antônio Chaves, Carpegianne Martins, Fábio Lima, Milton Rocha, Pedro Alberto, além da associada aposentada Janaína Costandrade.
O QUE ELES DISSERAM
Em resposta aos questionamentos da AJUSP-TO, o presidente do IGEPREV-TO falou da necessidade de ampliar o quadro de servidores que trabalham no Instituto. Disse também que solicitou junto à SECAD mais servidores efetivos para atender a demanda do órgão e está aguardando resposta.
A AJUSP-TO também irá cobrar a SECAD. “Vamos solicitar à SECAD que, quando houver remoções, a prioridade seja enviar servidores para o IGEPREV, uma vez que é um órgão que deve ser olhado com uma sensibilidade maior por lidar com pessoas idosas, doentes e que precisam de uma resposta mais rápida do Poder Público”, destacou Cleiton Pinheiro.
ENTIDADES
A AJUSP-TO também cobrou que o IGREPRE-TO flexibilize e facilite o atendimento às entidades representativas dos servidores públicos. “Quando uma entidade vem até o IGEPREV, ela leva demandas de diversos servidores públicos ao mesmo tempo e evita que esses servidores tenham de comparecer para atendimento direto junto ao órgão. É uma maneira de facilitar para todos, sem falar que melhora a eficiência e qualidade do serviço público. Mas, para que isso dê resultado de verdade, é preciso que o IGEPREV dê mais abertura ao trabalho realizado pelas entidades representativas”, finalizou Cleiton Pinheiro. (Assessoria de Comunicação AJUSP-TO, Ana Mariana Araújo)